No domingo, dia 14 de julho, foram concluídas as eleições internas do Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) de 2024, com Pedro Miguel Lopes da Silva, da Aliança Cultural Brasileira (ACB), sendo eleito Secretário-Geral. Pedro, que já estava no cargo interinamente desde 2 de julho deste ano, após a renúncia de Patrícia Andrade do MAC, assumirá oficialmente o cargo no dia 15 de julho, segunda-feira com o mandato de 6 anos com direito a releições consecutivas, para formar a diretoria do comitê ao lado do presidente eleito nas eleições presidenciais deste ano, Arlyson Gomes do ACB.

Pedro conquistou a vitória com 2.626 votos, o que representa 46.00% do total apurado. Ele superou seus adversários Thaina Sampaio (MAC), que obteve 2.104 votos (36.92%), e Viviane Campos (MAS), com 892 votos (15.68%).


Além dos votos válidos, a eleição registrou 63 votos em branco (1.78%) e 49 abstenções (1.38%). Pedro Miguel Lopes da Silva, desenvolvedor de software e instrumentista brasileiro ele também é conhecido por criar o aplicativo de mapeamento offline Itapmaps, iniciou sua carreira em 2020. 

Natural de Recife, Pernambuco, ele foi indicado ao cargo por Arlyson Gomes após a renúncia da ex-Secretária-Geral Patrícia Andrade, permanecendo no cargo desde o dia 2 de julho deste ano até as novas eleições internas.